Ícone das artes marciais, Carlson Gracie será homenageado com estátua de bronze

Publicada: 19/04/2019 - 19:40


O legado do mestre Carlson Gracie será, literalmente, eternizado nas ruas de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, onde funciona até hoje sua academia, responsável pela formação de inúmeros atletas de alto nível do Vale-Tudo e do MMA. E graças a alguns alunos que se uniram pela homenagem, o mestre de Jiu-Jitsu receberá uma estátua de bronze, em agosto.

A ação partiu e vem sendo idealizada pelo artista Edgar Duvivier, que se encantou pela ideia de homenagear o falecido mestre e decidiu tocar o projeto mesmo sem garantias de receber um pagamento. Depois disso, alguns alunos notórios de Carlson, que já tentam homenageá-lo de alguma forma desde sua morte, em 2006, abriram uma campanha online para arrecadar os fundos necessários para arcar com os custos e pagar o trabalho do artista.

A ideia original destes alunos era homenagear o filho de Carlos Gracie ao trocar o nome da rua onde sua academia é localizada, Silva Castro, para Rua Carlson Gracie. Entretanto, a legislação do estado do Rio de Janeiro proíbe a troca de nome de ruas que já foram batizadas em homenagem a outro indivíduo.

Carlson Gracie será homenageado com estátua de bronze em Copacabana (Foto: Marcelo Alonso)

A estátua, que foi a segunda ideia, vinha sendo negociada há anos, mas sempre negligenciada por gestões anteriores da cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, a prefeitura acabou atendendo aos pedidos e autorizou a implementação da homenagem ao grande ícone da arte suave.

Em entrevista ao site “MMA Fighting”, Mauricio Carneiro, faixa-preta de Carlson e um dos líderes do projeto para angariar fundos para a homenagem, afirmou que o processo para a aprovação da homenagem foi literalmente uma “luta”.

“Foi literalmente uma luta para ter essa estátua aprovada. A estátua deve ser instalada no dia 12 de agosto, que era quando o Carlson gostava de celebrar seu aniversário. Mesmo que ele tenha nascido no dia 13, ele não gostava desse dia, então ele sempre celebrava no dia 12”, afirmou Mauricio.

Recomendado para você


Comentários